Seminário da ANCP reuniu mais de 350 pessoas em Uberaba (MG)

  • Genética
  • 25/08/2023

Evento foi realizado na véspera de abertura da ExpoGenética 2023

O Seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores da ANCP, realizado no último dia 18 de agosto, em Uberaba (MG), reuniu mais de 350 participantes, entre criadores, pesquisadores, professores e estudantes de ciências agrárias, técnicos agropecuários, empresas do setor de genética, associações de raças bovinas, além de delegações de criadores de Bolívia, Colômbia e Equador.

O tema escolhido, "A ponte entre a ciência e o campo", revela os primeiros passos da nova direção da entidade para atender as demandas de seus associados, promovendo um evento mais voltado ao produtor e ao rebanho, sem deixar de lado as partes técnica e científica.

O presidente do Conselho Deliberativo da ANCP, João C. Guimarães G. Filho, e a superintende-geral, Lilian Matimoto, fizeram a abertura oficial do evento, que contou com quatro palestras, ministradas por profissionais renomados no cenário nacional, e duas mesas de discussões onde foram abordados os temas apresentados.

“Os desafios e oportunidades do mercado pecuário brasileiro” foi o tema da primeira palestra, ministrada pelo economista Yago Travagini, head de pecuária da Agrifatto. O especialista apresentou o atual cenário do setor e revelou as expectativas do mercado de boi gordo para os próximos anos.

O zootecnista e técnico comercial da ANCP, Alexsandro Patrício dos Santos, apresentou a segunda palestra, “Como agregar valor aos animais utilizando ferramentas e tecnologias da ANCP”, revelando todas as ferramentas disponíveis para os associados e demonstrando exemplos comerciais de cada característica, que auxiliam na interpretação da informação e de seus valores comerciais.

A terceira palestra foi ministrada pelo diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da ANCP, Fernando Baldi. Em “Avaliação genômica multirracial nas raças zebuínas”, o pesquisador apresentou detalhes de um projeto para avaliação genômica de animais das raças Brahman, Guzerá e Tabapuã desenvolvido pela entidade.

Baldi destacou que a metodologia, chamada de Metafundadores, permitirá juntar as bases dessas três raças, com número de dados menores, com a base de dados da raça Nelore, que conta com um conjunto de dados de fenótipos e genótipos muito maior. Com isso, as três raças se beneficiarão da maior quantidade de informação do Nelore.

“Precocidade sexual em fêmeas e machos jovens: a ciência a favor do campo” foi o tema da palestra de encerramento, ministrada por Bruna Catussi, médica veterinária, doutoranda em Reprodução Animal pela FMVZ/USP e integrante da equipe de pesquisa liderada pelo Prof. Pietro Baruselli.

A pesquisadora falou sobre os três principais fatores que interferem na precocidade sexual dos animais: a fisiologia reprodutiva das fêmeas e a importância dos ajustes hormonais para melhorar as taxas de concepção; o papel da genética, que desempenha um papel crucial na determinação da maturidade sexual e a nutrição adequada, que é vital para o desenvolvimento saudável das novilhas, e sua influência na idade da primeira concepção.

A programação seguiu trazendo uma grande novidade para o público: uma mesa de debates entre criadores, conduzida pelo diretor técnico da ANCP, Argeu Silveira, e mais três criadores associados: Luciano Borges Ribeiro, do Rancho da Matinha; Hans Peter Elsner, da Estancias Espiritu da Bolívia, e Mario Coelho Mendonça Jr., da Fazenda Pedra Bonita Nelore Max.

O seminário ofereceu uma oportunidade única para criadores e pesquisadores compartilharem conhecimentos e discutirem as últimas tendências e avanços na área. “As palestras e debates foram de alto nível, proporcionando uma atualização sobre temas relevantes para a pecuária”, declara a superintendente-geral da ANCP, Lilian Matimoto.

Lilian explica que o evento foi um marco para a pecuária de corte no Brasil, ressaltando a diferença do público, com muito mais criadores presentes, o que revela a mudança de foco da nova gestão. “Agradecemos aos mais de 350 participantes, bem como todos os envolvidos na organização, que trabalharam incansavelmente para garantir o sucesso do seminário”, conclui.

O encerramento contou com uma homenagem ao Professor Raysildo Lôbo, que esteve à frente da ANCP por mais de 30 anos, e o lançamento oficial e entrega do Sumário de Touros (CLIQUE AQUI) das raças Nelore, Brahman, Guzerá e Tabapuã – edição de agosto de 2023, com informações relevantes sobre os melhores exemplares das raças zebuínas de corte.

A íntegra do seminário está disponível no canal da ANCP no Youtube. Clique aqui para assistir!

Fonte: ANCP ANCP, Seminário, Genética