IATF: Richard Pursley, vem ao Brasil discutir protocolos de alta performance

  • Genética
  • 08/03/2024

Richard Pursley, um dos responsáveis pelo uso da IATF em escala global, vem ao Brasil discutir protocolos de alta performance


A inseminação artificial em tempo fixo (IATF), biotecnologia reprodutiva utilizada de Norte a Sul do Brasil, será um destaque especial durante a 26ª edição do curso Novos Enfoques na Produção e Reprodução de Bovinos, que será realizada no Centro de Convenções Center Shopping, em Uberlândia (MG), nos dias 21 e 22 de março.


Mas o esquenta já começa um dia antes, em 20 de março, quando a GlobalGen vet science receberá, em um encontro para um grupo de 50 convidados, o dr Richard Pursley, um dos responsáveis pela criação do protocolo OvSynch®, que possibilitou o uso da IATF em escala mundial, na década de 1990.


“Discutiremos estratégias para aumentar a fertilidade dos programas de IATF utilizados no Brasil e mostraremos alguns exemplos de sucesso na implementação de protocolos reprodutivos de alta performance. Além disso, abordaremos um aspecto-chave à performance de rebanhos leiteiros: a perda gestacional. Apresentaremos avanços recentes no entendimento de como ela ocorre e estratégias para diminuir sua incidência nas fazendas”, explica o médico-veterinário Carlos Consentini, consultor técnico da GlobalGen.

 

A empresa estará com estande durante o Curso Novos Enfoques e coloca a equipe à disposição dos visitantes para apresentar as mais recentes inovações no mercado de reprodução bovina. Algumas delas são o G-Synch, programa específico para aumentar a eficiência reprodutiva de vacas leiteiras e que apresenta taxa de concepção acima dos 50%, e o protocolo Best Choice, projetado para otimizar a fertilidade de fêmeas de corte.


Outra grande novidade é o ReBreed-21, desenvolvido pela GlobalGen em parceria com a University of Wisconsin-Madison. Trata-se de uma estratégia de ressincronização precoce com intervalo de 21 dias entre as inseminações, permitindo três delas em 42 dias de estação de monta. Este novo protocolo de IATF foi validado em um experimento realizado em parceria com o Grupo Roncador – que reúne mais de 60 mil cabeças de gado. Entre as vantagens, o ReBreed-21 aumenta a produção dos tão cobiçados “bezerros do cedo”, além de poder ser utilizado para elevar a prenhez final.


Isso é apenas uma pitada da programação do 26º Curso Novos Enfoques na Produção e Reprodução de Bovinos, que, neste ano, valoriza as discussões voltadas a aumentar a performance de rebanhos leiteiros e de corte por meio da melhoria de fatores relacionados à reprodução, nutrição, saúde, manejo e genética, entre outros.

 

Sobre Richard Pursley
Um dos fundadores da GlobalGen, o dr. J. Richard Pursley é graduado pela Universidade do Kansas em Dairy Production (Produção Leiteira), curso que aborda questões científicas, tecnológicas, de engenharia e negócios no estudo do processamento do leite. Possui mestrado e pós-doutorado em Reproductive Physiology (Fisiologia Reprodutiva) pela Universidade de Wisconsin-Madison, onde se aprofundou no estudo da inseminação artificial, área em que se tornou referência mundial.
 

De 1992 a 1996, atuou como assistente de pesquisa na Universidade de Wisconsin-Madison, época em que trabalhou no desenvolvimento do programa de sincronização OvSynch®, em conjunto com professor Milo C. Wiltbank, uma das maiores referências na área de reprodução a nível mundial e também fundador da GlobalGen. Desde 1996, o Dr. Pursley é professor titular na Universidade de Michigan e faz parte da American Dairy Science Association (Associação Americana de Ciências do Leite), onde conquistou diversos prêmios científicos.

 
Mais informações sobre a GlobalGen podem ser obtidas pelo site https://globalgen.vet/ 

A programação completa do Curso Novos Enfoques está disponível pelo link https://conapecjr.com.br/novos-enfoques-2024.

 

Fonte: PecPress IATF, curso