Dia de Campo na CRIO reforça o Brangus nacional no mercado

  • Genética
  • 16/12/2024
Brangus na CRIO_10 12 24 2.jpg
Brangus na CRIO_10 12 24 3.jpg
Brangus na CRIO_10 12 24 4.jpg
Brangus na CRIO_10 12 24 5.jpg

 

Reunindo criadores e representantes de diferentes centrais de inseminação do país na terça-feira (10/12), o Dia de Campo na CRIO – Central Genética Bovina reforçou o potencial de crescimento da genética Brangus nacional no mercado. Um dos sócios-proprietários da empresa e também inspetor técnico da Associação Brasileira de Brangus (ABB), Fernando Velloso, destacou que há um importante espaço a ser explorado pela raça, já que apenas 44% do sêmen Brangus utilizado no Brasil é oriundo de touros nacionais. Os dados são da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia) e levam em consideração o período 2018 a 2023. “Hoje temos um grande mercado ocupado pelo Brangus importado. Os criadores precisam confiar mais na genética brasileira, pois seguramente terão boas surpresas em termos de fertilidade, produção e desempenho”, apontou.

Presidente da ABB, Cacaio Osório, afirmou que a associação está trabalhando para validar com o Conselho Técnico alternativas para valorizar cada vez mais o Brangus nacional. “Nosso objetivo é buscar reverter esse quadro com a mesma qualidade genética. Temos muito a crescer”.

Brangus na CRIO

Atualmente, a CRIO conta com 27 touros Brangus em coleta, representando 25% dos animais da empresa. Exemplares, inclusive, oriundos de provas de eficiência alimentar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). “Além de termos um número representativo de reprodutores da raça em coleta, vários deles apresentam grande número de doses produzidas”, sinaliza. Hoje a CRIO participa com 25% das doses Brangus produzidas no mercado nacional.
 

O Dia de Campo contou com cerca de 60 pessoas. Entre eles, membros da diretoria da ABB, criadores e representantes de centrais como Select Sires, Solução Genética, Central Bela Vista, ABS Pecplan e CRV Lagoa na sede da CRIO, em Cachoeira do Sul (RS).

Fonte: Associação Brasileira de Brangus

Brangus, Mostra, ABB, Centrais

Assessoria Agropecuaria