Charolês contará com a atuação de Maury Dorta Junior como jurado na Expointer 2023

  • Genética
  • 25/06/2023

Coordenador de raças taurinas e compostas do programa Geneplus em Campo Grande e técnico de registro genealógico no MS, Maury atuará pela primeira vez em Esteio

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-Campus de Araçatuba e Mestre em Ciência Animal pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Maury Dorta de Souza Junior será o responsável por escolher os campeões Charolês da Expointer 2023, agendada para o período de 26 de agosto a 03 de setembro em Esteio (RS).

Com experiência em produção/reprodução animal e em melhoramento genético de bovinos, Maury é atualmente, o coordenador de ações e produtos para as raças taurinas e compostas do Programa Embrapa Geneplus de Melhoramento Genético de Gado de Corte, conduzido pela Embrapa Gado de Corte localizada em Campo Grande (MS). Além disso, desempenha as funções de técnico de registro genealógico das raças Charolês e Canchim pela Associação Nacional de Criadores Herd Book Collares (ANC) no Mato Grosso do Sul e região. Natural de Assis/SP, Maury tem 42 anos e já acumula vasta experiência com raças taurinas como Canchim, Charolês, Santa Gertrudis, Brangus, Senepol e Limousin, conduzindo diversas atividades com estas raças, tais como avaliações genéticas e provas de desempenho. Como jurado, ele já atuou em várias oportunidades como jurado auxiliar nas exposições da raça Canchim e também como juiz oficial em evento da raça Santa Gertrudis e em uma exposição virtual a convite da Associação Internacional de Charbray.

O nome de Maury foi proposto pelo conselho deliberativo técnico da Associação Brasileira de Criadores de Charolês (ABCC) e aprovado em recente reunião de diretoria da entidade. De acordo com o presidente da ABCC, Cesar Adams Cezar, o nome de Maury surgiu diante de uma demanda da ABCC em relação ao julgamento do Charolês para a Expointer deste ano. “Entendemos que a pista deve buscar evidenciar animais que sejam funcionais em nossas condições de produção. Neste sentido, a visão de Maury como um profissional que conhece a realidade da pecuária de corte do Brasil central é extremamente importante para nós selecionadores de Charolês, uma vez que o julgamento é uma oportunidade didática para discutirmos o direcionamento de nossa seleção” enfatiza.

Conforme Maury, esta será a primeira vez que atuará como jurado na pista de Esteio. “Fiquei honrado com o convite e sinceramente feliz pelo reconhecimento. Tenho certeza que teremos dois dias de troca de conhecimento em uma oportunidade ímpar de apreciar o trabalho de criação e seleção dos nossos criadores".

Em sua 46ª edição, a Expointer ocorrerá mais uma vez no parque de exposições Assis Brasil em Esteio (RS) e terá a realização do julgamento do Charolês nos dias 29 e 30 de agosto na pista central. As inscrições dos animais são gratuitas e permanecem abertas até o dia 26 de julho pelo site www.herdbook.org.br .

Maury Dorta Junior, Expointer 2023, Charolês, Assessoria Agropecuária

Assessoria Agropecuaria