Conexão Delta G lançará nova edição do Sumário de Touros durante a Expointer

Genética | 26/08/2021

Novidade para este ano será a avaliação genômica dos pais que ainda tem poucos filhos avaliados e poucos rebanhos

Ferramenta importante para a tomada de decisão do pecuarista que quer investir em exemplares de alta genética, o novo Sumário de Touros Hereford e Braford da Conexão Delta G será lançado durante a Expointer. O evento ocorre no dia 8 de setembro, quarta-feira, a partir das 14h, em evento na casa da entidade, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). O lançamento do Sumário é um dos momentos mais importantes do ano para a Conexão Delta G, pois além de coroar todo o trabalho realizado em termos de avaliação genética, oferece aos criadores das raças Hereford e Braford os resultados dos touros testados dentro do programa. A publicação disponibiliza os dados de índices genéticos avaliados no campo nas mais diversas etapas de produção.

Tais resultados permitem aos produtores, a cada temporada, identificar os exemplares mais indicados para o seu plantel. E, dessa maneira, buscarem as respectivas centrais de inseminação. De acordo com o presidente do Conselho Técnico da Conexão Delta G, Bernardo Pötter, a grande novidade deste ano é a avaliação genômica dos pais. “Este é o primeiro ano que lançamos esta avaliação. Isto ajuda naqueles touros que ainda tem poucos filhos avaliados e poucos rebanhos, então a acurácia destes animais melhora”, salienta.

Para Pötter, o grande benefício do sumário é que ele é a principal ferramenta para se escolher os touros que serão utilizados para a inseminação. “E a partir deste ano com esta novidade isso vai ajudar a cada vez mais escolher os animais para utilizar na inseminação já que às vezes o produtor pode ficar receoso em usar um touro com poucos filhos, a genômica vai ajudar ele a ter mais certeza em utilizar estes touros”, completa.

Fonte: Conexão Delta G